Neste sábado, dia 24, é o dia D da Multivacinação

admin
Por admin setembro 23, 2016 20:07

Neste sábado, dia 24, é o dia D da Multivacinação

Várias UBS e AMAs da região estarão abertas neste sábado.

Dia D da Multivacinação – Neste sábado, dia 24, as 453 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade estarão abertas por conta do Dia D da Mobilização Nacional da campanha de Multivacinação. O objetivo da campanha é mobilizar os pais ou responsáveis a levarem seus filhos para atualizar o cartão de vacinação. Na data, além da disponibilidade das vacinas nas UBS, outros locais como escolas, creches e igrejas irão vacinar. Este ano, a ação será voltada para menores de cinco anos, para crianças de nove anos e adolescentes de 10 a 15 anos incompletos. Nos dias úteis, as UBS aplicarão as vacinas durante o período de atendimento das unidades. No sábado, 24, os postos de vacinação atenderão das 8h às 17h.

 

De janeiro a julho de 2016, dos 2.681.192 procedimentos realizados nas UBSs da zona sul, mais de 8% foi realizado no fim de semana

Muita gente ainda não sabe, mas só na Coordenadoria Regional de Saúde Sul, são 19 as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que abrem aos sábados. Desde março desse ano, as UBS que são integradas com AMAs (Assistência Médica Ambulatorial) passaram também a abrir aos sábados, readequando a escala dos profissionais e garantindo o acesso à atenção básica para os trabalhadores que não conseguiam durante a semana. No final de semana, das 7h às 19h, as unidades que foram integradas realizam consultas agendadas, coleta de Papanicolau, exames de urgência, curativos de rotina e vacinas.

Só na CRS Sul, de janeiro a julho foram realizados 2.681.192 procedimentos nas unidades básicas, sendo 221.211 aos sábados. Esse número representa 8,25% do montante do período.

Primeiro foram as cinco UBSs Integrais inauguradas – a primeira em agosto de 2013 – novo conceito de unidade criada nessa gestão, que reúne no mesmo espaço, serviços prestados pela Estratégia de Saúde da Família, Assistência Médica Ambulatorial (AMA), além de atendimento agendado e a demanda espontânea, sem horário prévio com clínico, ginecologista, pediatra e dentista. Elas funcionam das 7h às 19h de segunda à sexta e das 8h às 14h aos sábados.

As AMA/UBS Integradas começaram a abrir também aos sábados em março/ abril deste ano, mediante demanda dos trabalhadores que hoje têm o sábado como alternativa ao cuidado integral à sua saúde. Além disso, o tempo médio de espera para primeira consulta na UBS era de 32 dias na cidade, frente aos 19 dias de espera atual. “No acompanhamento mensal este número vem melhorando, consequência de várias ações desenvolvidas como acolhimento a demanda espontânea com classificação de risco e vulnerabilidade, atendimento aos trabalhadores e estudantes da área de influência da UBS e contratação de mais 2.000 mil médicos”, explicou a coordenadora da Atenção Básica, a médica Rejane Calixto.

Veja aqui as unidades que já abrem aos sábados na região sul de São Paulo:

UBS INTEGRAL JARDIM MIRIAM II

UBS INTEGRAL VERA CRUZ

UBS INTEGRAL JARDIM NOVO PANTANAL

AMA/UBS INTEGRADA PQ FERNANDA

AMA/UBS INTEGRADA VL PREL – ANTÔNIO BERNARDES OLIVEIRA

AMA/UBS INTEGRADA JD CASTRO ALVES

AMA/UBS INTEGRADA JD ICARAI – QUINTANA

AMA/UBS INTEGRADA JD MIRNA

AMA/UBS INTEGRADA JD ALFREDO

AMA/UBS INTEGRADA JD CAPELA

AMA/UBS INTEGRADA PQ FIGUEIRA GRANDE

AMA/UBS INTEGRADA PQ NOVO SANTO AMARO

AMA/UBS INTEGRADA PQ SANTO ANTÔNIO

AMA/UBS INTEGRADA JD MIRIAM – MANOEL SOARES DE OLIVEIRA

AMA/UBS INTEGRADA VL JOANIZA – JOÃO YUNES

AMA/UBS INTEGRADA PQ DOROTEIA

AMA/UBS INTEGRADA VL MISSIONARIA

AMA/UBS INTEGRADA VL IMPÉRIO

AMA/UBS INTEGRADA JD CAMPINAS

admin
Por admin setembro 23, 2016 20:07
Escrever um comentário

sem comentários

Ainda não há comentários!

Deixe-me lhe contar uma história triste! Não existem comentários ainda, mas você pode ser primeiro a comentar este artigo.

Escrever um comentário
Ver comentários

Escrever um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Facebook

Empreendedorismo