O cineasta e crítico Carlos Augusto Calil realiza workshop para jovens no Jardim Miriam

admin
Por admin outubro 25, 2016 12:44

O cineasta e crítico Carlos Augusto Calil realiza workshop para jovens no Jardim Miriam

O ex-secretário de Cultura de São Paulo vai à zona sul para falar sobre cinema aos jovens do local, encerrando uma série de workshops de cinema que capacitou mais de 150 jovens em outubro.

 

O ex- secretario de Cultura do município de São Paulo, Carlos Augusto Calil irá ministrar um workshop de cinema aos jovens do Jardim Miriam no próximo dia 29 de outubro. A palestra promovida pela produtora Cavalo Marinho Audiovisual e o Jamac Cinema Digital encerra a série de workshops sobre cinema no Jardim Miriam, na zona sul de São Paulo. Foram cinco palestras capacitando cerca de 700 jovens, sendo 150 presenciais e cerca de 600 online. Palestrantes como as cineastas Tata Amaral, diretora do filme e da série Antônia, Juliana Vicente, diretora do clip Marighela dos Racionais e do documentário e a Profa. da USP Patrícia Moran, que é diretora do CINUSP, foram ao local.

Com isto, o bairro do Jardim Miriam, na zona sul de São Paulo, já entrou no roteiro cultural do cinema, com o projeto JAMAC Cinema Digital, que existe na região desde 2009 e já capacitou mais de 5 mil pessoas, por meio de oficinas e workshops. O projeto acontece por meio da parceria entre a ONG Jardim Miriam Arte Clube, fundada em 2004 pela artista plástica Mônica Nador, e da produtora Cavalo Marinho Audiovisual, que organiza e promove atividades e iniciativas que estimulam a reflexão e a discussão sobre o cinema de periferia. Os trabalhos são realizados com baixo orçamento e durante estes anos foi realizado por meio de diversas parcerias e apoios, e em 2015 e 2016 contou com o patrocínio do PROAC Editais.

capa-jamac

O projeto acontece por meio da parceria entre a ONG Jardim Miriam Arte Clube, fundada em 2004 pela artista plástica Mônica Nador.

No JAMAC Cinema Digital são realizadas atividades de formação, por meio de oficinas e workshops temáticos, Além de promover produções independentes, por meio do Prêmio Jardim Miriam Próxima Estação que fornece para três coletivos o prêmio de R$ 1 mil e mais a utilização dos equipamentos multimídias do projeto e difusão em parceria com o coletivo de cinema itinerante da região Mascate Cineclube,

Para cada workshop são recebidos mais de 200 pedidos de inscrições com jovens da zona sul, ABC e de várias áreas da Grande São Paulo. O local comporta apenas grupos de 30 pessoas, por este motivo, as palestras são transmitidas ao vivo pelo Facebook. Além de promover produções independentes com os jovens de diversas áreas da Grande São Paulo, o JAMAC organiza e promove atividades e iniciativas que estimulam a reflexão e a discussão sobre o cinema de periferia, realizado com baixo orçamento.

Sobre o palestrante – Carlos Augusto Calil Professor do Curso Superior do Audiovisual (ECA/USP). Foi dirigente de instituições culturais, como Embrafilme, Cinemateca Brasileira, Centro Cultural São Paulo. De 2005 a 2012 foi Secretário Municipal de Cultura de São Paulo. No momento organiza a publicação da obra de Paulo Emílio pela Companhia das Letras e supervisiona o evento 100 Paulo Emílio.

Calil é cineasta, crítico e ensaísta e professor do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicação e Artes da USP. Foi vice-presidente da Comissão de Cinema da Secretaria de Estado da Cultura (1977-79), diretor e presidente da Embrafilme – Empresa Brasileira de Filmes SA. (1979-86), diretor da Cinemateca Brasileira (1987-92), diretor do Centro Cultural São Paulo (2001-2005) e Secretário de Cultura do Munícipio de São Paulo (2005 a 2012). Realizador de documentários em filme e vídeo, é também autor de ensaios e editor de publicações sobre cinema, iconografia, teatro, história e literatura.

Serviço
Workshop Gratuito
TEMA: Mercado Audiovisual
Das 10h às 14h

Informações:
cinemadigitaljamac@gmail.com
JAMAC – Jardim Miriam Arte Clube
Rua Maria Balades Corrêa, 8 – Travessa da av: Ângelo Cristianini
Próximo a 98º DP – Jardim Luso – São Pau

admin
Por admin outubro 25, 2016 12:44
Escrever um comentário

sem comentários

Ainda não há comentários!

Deixe-me lhe contar uma história triste! Não existem comentários ainda, mas você pode ser primeiro a comentar este artigo.

Escrever um comentário
Ver comentários

Escrever um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Facebook

Empreendedorismo