Mutirão limpa e revitaliza Parque Nabuco

admin
Por admin março 6, 2017 13:02

Mutirão limpa e revitaliza Parque Nabuco

Cerca de 300 pessoas, empresas e frequentadores realizaram um mutirão e limparam todo o Parque Nabuco. Quadra e equipamentos de ginásticas foram reformados e playground deve ganhar piso de borracha ainda este mês.

Por Sérgio Pires

Um mutirão organizado pela Prefeitura Regional Jabaquara, no último sábado, dia 4, no Parque Nabuco, reuniu cerca de 300 voluntários para a limpeza do local. O evento teve a participação da comunidade, empresas locais, igrejas e contou com o apoio das secretarias municipais do Verde e Meio Ambiente, de Saúde e da Cultura. Foram realizados serviços de manutenção de jardins, capinagem, corte de grama, poda de árvores, pintura de guias e banheiros, reforço de sinalização e outros reparos necessários à conservação do local.  O mutirão começou por volta das 8h e terminou por volta das 13h.

Para executar o trabalho em menos de um dia, foi preciso cerca de 3 horas, porém executada por quase 300 pessoas. No dia a dia, o trabalho será intenso, pois o parque conta com apenas 3 funcionários para dar conta de 31,3 mil metros quadrados. Para ajudar, a administração do parque aguarda pela chegada de mais funcionários para dar conta da área.

Foram realizados ainda a retirada de lixo e entulho. Agentes ambientais também ofereceram orientações sobre horário de coleta e descarte correto de resíduos. Um dia antes, a empresa Zima Engenharia reformou os aparelhos para prática de atividades físicas e também reformaram a quadra.

De acordo com a Prefeita Regional do Jabaquara, Maria de Fátima Marques Fernandes o mutirão soma os esforços para a benfeitoria para os moradores da cidade. “Tudo que envolve o Poder Público e a comunidade junto é importante, pois a comunidade dever pegar este exemplo e continuar com a preservação, pois é ela quem utiliza”, disse.

Dentre os participantes estiveram presentes a Associação Cultural e Assistencial Nipo Brasileira do Jabaquara (AJAB) e o programa de voluntariado Mãos Que Ajudam da Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias.

O Parque Nabuco
O Parque Nabuco é uma das principais opões de lazer para os moradores da região do Jabaquara. Com 31,3 mil metros quadrados, foi criado para preservar a vegetação nativa (remanescente de Mata Atlântica), sendo utilizado intensamente pelos moradores do entorno. A infraestrutura abriga área de estar, churrasqueiras, sanitários, quadra poliesportiva e de campo, pistas de corrida, aquário, viveiro de mudas e trilhas ecológicas.

O mutirão realizado pela maioria da Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias, foram divididos em três grupos: plantio, pintura e limpeza. De acordo com Rodrigo Arraval, coordenador dos parques da região sul de São Paulo, o mutirão foi um exemplo de cidadania. “Este evento é importante para o bairro, pois é o início de uma conscientização para a manutenção da Limpeza do parque Nabuco”, disse.

Segundo a administradora do Parque Nabuco, Fernanda Costa Alves, o mutirão tem o intuito de conscientizar a limpeza da cidade Ademar e Jabaquara. “As pessoas perderam o espírito de manutenção deste espaço e este evento acontece para dar um start, ou seja, o início de uma conscientização”, informou.

Sobre o problema de abandono de animais, esteve presente ao evento, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que realizou uma ação de educação sobre os cuidados necessários com os animais. Um dos objetivos foi reforçar o apelo sobre a necessidade de controle da população de bichos abandonados em áreas públicas, como acontece no local. Nos últimos anos, houve aumento do número de animais domésticos deixados no local: apenas em 2017, o CCZ somou 45 gatos capturados e esterilizados, frente ao total de 22 felinos capturados em todo o ano passado. Em 2014 e 2015, houve apenas um animal apreendido. Para a ação educativa, aconteceram a distribuição de cartazes e panfletos.

A administradora do parque revelou que mudanças importantes acontecerão no parque como a manutenção diária do local, pri9ncipalmente na parte baixa do local, próximo da avenida, onde acontece enchentes. “A Prefeitura está ajudando com podas emergenciais”, disse. Um outro ponto importante será a liberação de um espaço de playground do parque que está contaminado devido os dejetos de animais na areia, principalmente de gatos que são abandonados no local onde está interditado. “Ali será colocado um piso de borracha. Será feita uma drenagem e deverá estar pronto até o dia 20 de março”, anunciou.

Empresas da região colaboraram com a reforma

Várias empresas tradicionais e empresários da região colaboraram para a reforma do parque Nabuco, como: Zima Engenharia, Fábio Henrique Vilas Boas dos Anjos, Carlos Videira filho, do Colégio São Sabas, Gerson da empresa Fix Rol, Clodoaldo Tintas, Paulo Henrique do Grupo Brisk, Edilson Hiroshi da Nicon Materiais de Construção, Colégio São Sabas, Empresa Annper e Daniela Fagundes da RDG Artes Gráficas.

 


Entrada ao vivo do Bairro teve mais de 100 mil visualizações – Facebook OBairro


 

Veja imagens do mutirão:

Rodrigo – Coordenador de Parques Região Sul

Orientações para o mutirão

Quadra ganhou nova pintura da Zima Engenharia

Voluntários cuidam da limpeza do parque

Parque ganhou nova pintura externa

Equipamentos foram reformados

Equipe Zima

admin
Por admin março 6, 2017 13:02
Escrever um comentário

1 comentário

  1. Gisele março 7, 16:01

    Gostaria de saber onde estão os brinquedos das crianças?

    Reply to this comment
Ver comentários

Escrever um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Facebook

Empreendedorismo