Centro Especializado em Reabilitação em Santo Amaro é certificado com Selo de Acessibilidade

admin
Por admin maio 10, 2017 14:16

Centro Especializado em Reabilitação em Santo Amaro é certificado com Selo de Acessibilidade

Por Tatiana Ferreira com informações da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência

No mês em que completa um ano de funcionamento no novo prédio, o Centro Especializado em Reabilitação (CER) III Santo Amaro, administrado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foi contemplado na manhã desta sexta-feira (5) com o Selo de Acessibilidade concedido pela Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED).Secretários municipais Cid Torquato (SMPED) e Wilson Pollara (SMS), o coordenador de saúde da região sul (CRS Sul) Marco Antonio Carvalho de Lima, técnicos e assessores da SMPED, SMS, CRS, Supervisão Técnica de Saúde de Santo Amaro/Cidade Ademar, conselheiros gestores e demais profissionais da unidade estiveram presentes no evento que permitiu atestar a adequação do prédio para o acesso das pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida.

Locais contemplados com o Selo de Acessibilidade demonstram uma preocupação efetiva com a inclusão e o bem-estar das pessoas com deficiência, uma vez que a garantia de seus direitos fundamentais depende, essencialmente, da acessibilidade das edificações, de modo que qualquer indivíduo – independente de sua condição de vida e limitações, possa utilizar, com segurança e autonomia, instalações de uso coletivo, sejam elas públicas ou privadas.

O secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, está com a sensação de dever cumprido. “Contemplar o CER III Santo Amaro com o Selo de Acessibilidade é a expressão concreta da realização de um trabalho em rede para quebrar barreiras e promover a inclusão das pessoas com deficiência – é essa a função da Secretaria da Pessoa com Deficiência”, declarou.

A gerente do CER Santo Amaro, Silvana Bertoncini, celebrou a certificação. “Esse Selo de Acessibilidade vem valorizar o trabalho que foi e é realizado pela nossa unidade e mostra que o serviço público também pode ser mais acessível. Todo o trabalho feito pela Secretaria Municipal da Saúde, pela Coordenadoria Regional de Saúde Sul, pela Supervisão Técnica de Santo Amaro/Cidade Ademar e pela equipe contribuiu para que chegássemos neste momento”.

Os conselheiros do CER Santo Amaro, Braz Messina e Neuza Tosi Salu, aprovaram a iniciativa. “Todo evento que for para melhorar a unidade, temos de aplaudir. Estamos muito satisfeitos com esta certificação”, disse Messina. A colega Neuza complementa: “Que seja o primeiro de muitos outros selos nas unidades de saúde. E ficamos felizes que a nossa unidade poderá ser uma referência para as demais”.

Selo de Acessibilidade

O Selo de Acessibilidade é um documento diferencial de qualidade regulamentado pelo Decreto nº 45.552/2004, que pode ser concedido para edificações novas ou já existentes, públicas ou privadas, para atestar a adequação da edificação para o acesso das pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida.

Entre 2011 e 2017, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) já contemplou com o adesivo 470 locais, como escolas, templos religiosos, restaurantes, bancos e centros culturais.

Os critérios e parâmetros avaliados nas instalações para a concessão do Selo de Acessibilidade seguem a Norma Brasileira de Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos (ABNT NBR 9050 – disponível em http://bit.ly/1WhF7wr), que estabelece todos os itens de acessibilidade arquitetônica, tais como: corrimãos, rampas, pisos, corredores, acessos a todos os cômodos, sanitários acessíveis entre outros segmentos.

Sobre o CER III Santo Amaro

A unidade oferece atendimento ambulatorial especializado às pessoas com deficiência física, auditiva e intelectual através de equipe multiprofissional, que inclui duas equipes APD – Programa Acompanhante Comunitário de Saúde da Pessoa com Deficiência – Intelectual. Acolhe, na atualidade, 500 pacientes e realiza 2.500 atendimentos por mês. Seu grande diferencial é o serviço de hidroterapia, que traz benefícios terapêuticos, fisiológicos e psicológicos aos pacientes que praticam a atividade.

Serviço

Centro Especializado em Reabilitação (CER) III Santo Amaro

Endereço: Avenida Miguel Yunes, 491 – Usina Piratininga.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

admin
Por admin maio 10, 2017 14:16
Escrever um comentário

sem comentários

Ainda não há comentários!

Deixe-me lhe contar uma história triste! Não existem comentários ainda, mas você pode ser primeiro a comentar este artigo.

Escrever um comentário
Ver comentários

Escrever um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Facebook

Empreendedorismo