Carreta de oftalmologia do Doutor Saúde já beneficiou mais de 340 pessoas

admin
Por admin maio 23, 2017 17:41

Carreta de oftalmologia do Doutor Saúde já beneficiou mais de 340 pessoas

Com cerca de 60 atendimentos por dia, o programa visa prevenir problemas oftalmológicos e prestar assistência aos pacientes com doenças oculares

Divulgação – Texto/foto por Taynara Carmo

A região de Capela do Socorro recebeu a carreta de Oftalmologia do programa Doutor Saúde para beneficiar a população com atenção à saúde ocular. O programa chegou ao território no final de março, e até o final de abril, já beneficiou mais de 340 pessoas.

O objetivo do programa é prevenir problemas oftalmológicos por meio de acompanhamento, monitoramento e diagnóstico precoce. A unidade móvel realiza exame geral nos pacientes, e tem capacidade para fazer avaliação para detectar catarata, glaucoma, problemas de retina e diagnosticar outros tipos de doenças oculares.

Com equipamentos e profissionais altamente capacitados, a carreta em Capela do Socorro realiza em torno de 60 atendimentos por dia.

Os casos de miopia e astigmatismo são muito comuns, e os pacientes com esse diagnóstico já saem da carreta com a receita médica para fazer os óculos.
Casos de catarata também são muito frequentes, mas diferente do que ocorre com os casos acima citados, após a avaliação com o profissional, o paciente é encaminhado para outro serviço complementar oferecido pelo parceiro Cies, para  fazer uma bateria de exames clínicos e posteriormente agendar a cirurgia. O pós-operatório também é realizado pela carreta do Doutor Saúde.

Para outros diagnósticos que não exigem cirurgia, como o glaucoma, que é tratado com colírio, a pessoa é encaminhada para fazer o tratamento via SUS, em uma das unidades de saúde da rede municipal.

O que é a carreta?

A carreta do Doutor Saúde é uma parceria da Prefeitura de Saúde com o CIES Global (Centro de Integração de Educação e Saúde), organização sem fins lucrativos que atua em várias frentes para promover saúde à população de alta vulnerabilidade social.

Os atendimentos são autossustentáveis e baseados na tabela do SUS. Para oferecer os serviços à população, o Cies desenvolveu unidades móveis de atendimento médico adaptáveis a diversas situações e localidades: Carreta da Saúde, Van da Saúde e Box da Saúde.

Para participar do programa Doutor Saúde, é necessário ser encaminhado pela Unidade Básica de Saúde após avaliação com o clínico geral.

Atendimento de qualidade

A médica Camila Martins é a oftalmologista da unidade móvel da Capela do Socorro, e conta como é a reação dos pacientes quando conhecem o serviço: “Eles ficam muito impressionados com tamanho cuidado que temos, porque pedimos vários exames para o olho”.

Atuando no SUS desde 2011, e há um mês no Programa do Doutor Saúde, ela falou também sobre a importância de existir um serviço como esse no território de Capela do Socorro: “Aqui, a população é bem carente, há moradores que nunca fizeram acompanhamento de fundo de olho, outros que tinham glaucoma e não sabiam, além de pacientes que já faziam acompanhamento oftalmológico, mas não conseguiam agendar retorno há um ou dois anos, então a gente consegue dar uma assistência maior para eles”, garante.

A aposentada Geuzivam Peroba foi diagnosticada com início de catarata. Sem necessidade de realizar cirurgia, ela irá tratar a doença com colírios oferecidos gratuitamente pelo SUS, e fará o retorno daqui a um ano para saber o estágio da doença. Geuzivam não poupou elogios ao serviço: “O atendimento foi ótimo, não tenho o que reclamar. Fui muito bem atendida. Gostei muito do espaço e da médica também, ela me explicou tudo direitinho”.

admin
Por admin maio 23, 2017 17:41
Escrever um comentário

sem comentários

Ainda não há comentários!

Deixe-me lhe contar uma história triste! Não existem comentários ainda, mas você pode ser primeiro a comentar este artigo.

Escrever um comentário
Ver comentários

Escrever um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Facebook

Empreendedorismo