Cidade Ademar Completa 70 anos

admin
Por admin junho 21, 2016 22:08

Cidade Ademar Completa 70 anos

Subprefeitura realiza festa para comemorar o aniversário de um dos bairros mais importantes da zona sul de São Paulo

Conheça a história
Um grande descampado: era isso a Cidade Ademar nos anos 1950. A Empresa Anchieta fizera ali um loteamento, e o engenheiro responsável pelo trabalho se chamava Ademar. Essa é a primeira versão para o nome do bairro. A segunda é que a área era uma grande fazenda que pertencia ao governador Ademar de Barros. Antes disso, nos anos 1930, o local era parada obrigatória de quem vinha de São Bernardo para São Paulo de carro de boi.

Naquela época estavam surgindo na região dezenas de olarias que, além de fornecer materiais para as construções que estavam se erguendo, empregavam muitos operários, o que obviamente incrementou o crescimento do bairro.

A partir daí, o desenvolvimento foi num crescendo e a Cidade Ademar se tornou um bairro de classe média, com residências térreas e um comércio variado.

O distrito abriga um pequeno bairro com um belo nome indígena: é o Jardim Cupecê, que em tupi significa “língua partida”, ou também, segundo o dicionarista Teodoro Sampaio, co-pecê, “roça dividida”.

Está na Cidade Ademar uma das raras áreas verdes da região, o Parque do Nabuco, um oásis num mundo cimentado. Com seus 31 mil m2, o parque foi criado com o objetivo de preservar a vegetação existente antes que a área fosse invadida por loteamentos clandestinos, como é comum na capital.

Apesar do pequeno tamanho, o Nabuco é intensamente utilizado pelos moradores do bairro e mesmo por vizinhos, e tem gramados, jardins e um grande número de árvores frutíferas, que atrai muitos pássaros e pequenos animais. Além disso, conta com churrasqueiras, bicicletário, pista de cooper, quatro parques infantis, quadra poliesportiva e outras benfeitorias.

O parque Nabuco foi entregue à população em 1980 e leva o nome do antigo proprietário da terra, Fernando Nabuco de Abreu.

Fonte: 450 Bairros São Paulo 450 Anos
Editora: Senac São Paulo
Autor: Levino Ponciano

admin
Por admin junho 21, 2016 22:08
Escrever um comentário

3 Comentários

  1. sandra junho 22, 18:24

    Mas se o aniversario é da cidade ademar porque que a festa vai ser na vila joaniza que não ten nada haver com o bairro cidade ademar ñ entendi….. vcs tem o pessimo abto de chamar todos os bairro em volta da cidade adema de cidade ademar vale a pena pesquisar um pouco mais sobre isso e passar as informações corretas pois moro no bairro de americanopolis proximo a cidade ademar esta festa deveria ser na cidade ademar e ñ na vila joaniza

    Reply to this comment
  2. Elson junho 23, 23:33

    ouvi falar que a avenida yervant vai ser fechada de ponta a ponta, alguem me confirma se eh vdd ou nao ?

    Reply to this comment
  3. Elson costa junho 23, 23:33

    ouvi falar que a avenida yervant vai ser fechada de ponta a ponta, alguem me confirma se eh vdd ou nao ?

    Reply to this comment
Ver comentários

Escrever um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Facebook

Empreendedorismo